1° curso de Cozinha Molecular de Campinas reuniu alunos de Campinas e região.
Entre uma técnica e outra tivemos as técnicas de sous vide em diversas formas de cocção, artesanal e usando o termo circulador.
E para finalizar o curso foi brindado com uma bateria de efeitos visuais feitos em drinks, efeitos fluorescentes que faziam brilhar os olhos dos participantes.
Nos últimos dias 13 e 14 de março aconteceu em Campinas o curso de cozinha molecular que reuniu alunos de Campinas e região.
O curso teve duração de 16 horas ministradas em dois dias de pura alquimia reunindo chefs, alunos de gastronomia e curiosos, entre outros, todos com o propósito focado nas novas técnicas da cozinha moderna.
O curso contou com o apoio do chef Alessandro Antonello, que entre uma técnica e outra fazia comentários que enriqueceram nosso curso.
As técnicas apresentadas foram esferificações básica e reversa onde os alunos puderam, além de participar das
confecções, degustarem o que era apresentado.
Entre as esferificações estavam as clássicas de mussarela de búfala, azeitonas pretas, caviares de mirtilo e cassís para o clássico drink Kir Royal.
Foram apresentados também técnicas de gelificação com varias confecções alcoólicas e não alcoólicas, proporcionando aos alunos diferentes tipos de gelificação desde os géis até o grau mais firme das gelificações entre elas espaguetes, geléia de vodka, Blood Mary molecular e um Sex On The Beach incrível, que mais parecia um doce de criança ou até mesmo uma das fantásticas invenções do conhecido Willy Wonka em “A Fantástica Fabrica de Chocolate”.
O curso contou também com as técnicas de criogenia onde os alunos puderam compreender como e porque esta técnica encanta tanto comensais de todo o mundo. Reunido as técnicas de criogenia estavam os sorvetes nitro feitos com o azeite líquido, as caipirinhas fizzi que nos dava além do gelado cremoso, a efervescência do CO2 e os bombons gelados que por dentro eram cremosos, experiência únicas e incomensuráveis que somente quem esteve lá pode descrever a euforia dos participantes.
Entre uma técnica e outra tivemos as técnicas de sous vide em diversas formas de cocção, artesanal e usando o termo circulador.
Cocções com magre de pato, filé fizeram a cabeça dos participantes.
E para finalizar o curso foi brindado com uma bateria de efeitos visuais feitos em drinks, efeitos fluorescentes que faziam brilhar os olhos dos participantes.
Grande Chef, primeiramente gostaria de agradecer por todas as técnicas que nos foi passada, graças a sua ótima competência e solicitar que outros cursos surjam o mais breve possível.
ResponderExcluirGrande abraço
sou uma amante da culinaria, minha maior frustação é não ter condições de fazer uma faculdade de gastronomia.
ResponderExcluirsueli itu 08/07/2010
Olá Chef,
ResponderExcluirEsse curso estará em Campinas novamente?
Obrigada,
Manoela
Em uma nova oportunidade, gostaria de fazer esse ou outro curso de culinaria. no caso de nova turma em campinas meu contato é derleypadua@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado,
Derley
olá em setembro não haverá mais cursos ???
ResponderExcluirandregabao@yahoo.com.br
Bom dia Leandro, estou precisando falar com voce a respeito do curso. Poderia entrar em contato, por favor? Obrigada. Meu telefone (19) 9243-1715.
ResponderExcluirViviane
OLA CHEF MEU NOMEEH JULIANA E TAMBEM ESTUDEI NA FMU DE SAO PAULO, E ESTOU MUITO INTERESSADA EM FAZER O SEU CURSO DE COZ ORTOMOLECULAR, SENDO ASSIM VC PODERIA ME PASSAR SEU CONTATO OU MANDE UMA DATA POSSIVEL PARA UM PROXIMO CURSO
ResponderExcluirchefju@gmail.com
obrigada juliana coppo
Muito bom. Qual a próxima data para curso na região de Campinas?
ResponderExcluirDenis de Moraes